Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

26/3/2019 - Piracicaba - SP

36ª Festa das Nações será lançada amanhã, 22/03, no Teatro Erotides de Campos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Será lançada oficialmente amanhã, 22/03, a 36ª edição da Festa das Nações de Piracicaba, em cerimônia no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, às 19h. No evento, aberto a convidados, será apresentada a identidade visual da festa, os patrocinadores e as rainhas que representam 25 instituições e 16 nações e mais regiões brasileiras. A expectativa dos organizadores é igualar ou ultrapassar o público da edição passada, quando 57 mil pessoas prestigiram o evento. A 36ª Festa das Nações, que reúne gastronomia e cultura, acontece de 15 a 19 de maio, no Engenho Central.

 

Vista aérea da estrutura da 35ª Festa das Nações de Piracicaba, no Engenho Central: em 2019, evento será de 15 a 19 de maio

A festa das nações é realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) e pela Casa do Bom Menino, com uma parte dos recursos oriundos da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), com organização da Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico.

O prefeito Barjas Negri aposta, mais uma vez, no sucesso da festa que, segundo ele, é uma realidade graças à energia dos voluntários. “Aqueles que estão à frente das instituições beneficiadas pela festa, as pessoas atendidas e toda a população de Piracicaba são gratos pelo empenho dos voluntários, que fazem a festa acontecer de forma incrivelmente organizada em seus cinco dias. E nesta edição não será diferente: serão mais cinco dias de boa gastronomia, cultura, diversão e, principalmente, de exercício da solidariedade, um compromisso de todos nós para transformar o mundo em um lugar melhor”, ressalta.

Este ano, as rainhas vão representar o Café nas Nações e os países África, Alemanha, Brasil (que engloba Piracicaba, Região Brasil Nordeste, Região Brasil Norte, Região Brasil Sul), Coreia Do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Itália, México, Nações Árabes, Nova Zelândia, Portugal e Reino Unido. Uma das novidades é o retorno à festa do Japão e a chegada da Rússia. Todos os países e regiões servirão pratos típicos nos restaurantes e quiosques sob seu comando.

 

Público da 35ª Festa das Nações: edição passada reuniu 57 mil pessoas 

À frente do Fussp, Sandra Bonsi Negri, também ressalta o trabalho dos voluntários e de todos os organizadores. “Mal acaba uma edição e todos os envolvidos já começam a pensar na próxima. O empenho e o comprometimento são enormes, em cada detalhe, e isso faz toda a diferença para o sucesso da festa, que este ano beneficiará ainda mais instituições com o retorno do Japão e a adesão da Rússia”, avalia Sandra.

Além do Fussp, a Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico também representa a Prefeitura na realização da Festa das Nações. O vice-prefeito e responsável pela Pasta, José Antonio de Godoy, destaca o empenho dos funcionários da Prefeitura na organização. “Temos uma equipe de funcionários comprometidos com a Festa. Também agradecemos aos patrocinadores e a todos os parceiros que garantem o sucesso desse evento beneficente, que traz vários benefícios também para outras áreas, como o turismo e o ramo hoteleiro”, observa.

INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS - Este ano, as instituições beneficiadas serão a AUMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba), Lions Clube de Piracicaba – Independência, Apaspi (Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba), Grupo Escoteiro São Mario, Associação Síndrome de Down/Espaço Pipa, Escola de Mães Professora Branca Motta de Toledo Sachs, CRAMI (Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância), Creche Marshlea Dawsey, Associação Atlética Educando pelo Esporte, Centro de Reabilitação Piracicaba, Sociedade de Apoio à Vida Dr. Nelson Meirelles (CVV), Sociedade Amigos de Vila Rezende (Savire), União Espírita de Piracicaba, Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), Fundação Jaime Pereira (Funjape), Pastoral da Criança, Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Sócio Educativa (Seame), Instituto Formar de Aprendizagem Profissional, Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba (APFP), Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro de Apoio e Prevenção ao Câncer, Doenças Degenerativas e Deficiências Sociais Multiníveis (Ceacan), Casa do Bom Menino, Pasca (Pastoral do Serviço de Caridade) e Associação A Turma do Papai Noel.

O presidente da Fenapi, Marco Antônio Guidotti, lembra que, para poder cumprir com as suas funções, grande parte das instituições assistenciais contam com recursos públicos, os quais geralmente não são suficientes. Para poder fazer frente a este déficit financeiro, elas dependem de voluntários, doadores, jantares, festas, bingos, entre outros. “Mas é nos cinco dias deste grande evento que a maioria das instituições, com a ajuda de voluntários e num esforço hercúleo, consegue a maior parte dos recursos para suprirem suas necessidades financeiras. Esse evento só é possível graças ao empenho das diretorias, funcionários e voluntários das instituições, das comissões e diretoria da Fenapi, Prefeitura, Fundo Social e patrocinadores, que cada vez mais se valem do benefício da lei Rouanet para aportar os recursos necessários para a viabilidade da festa”, observa Guidotti.

SERVIÇO – 36ª Festa das Nações de Piracicaba. De 15 a 19 de maio, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.