Quinta-Feira, 20 de Janeiro de 2022

Lucas Pelisari

Lucas W. Pelisari é escritor, formando em Investigação Forense e Perícia Criminal. Cursa Direito e atua profissionalmente no marketing. Sua especialidade é empreendedorismo e marketing digital.

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Quais são os termos necessários para a contratação de um delivery?



Os empreendedores que desejam expandir os seus negócios, podem investir na Contratação de Delivery, serviço que permite fazer entregas para os clientes com qualidade e rapidez.

 

Contudo, antes de fazer investimentos em serviços de delivery é importante que o empreendedor saiba o que é, como funciona e quais os benefícios que podem ser agregados ao negócio.

O que é delivery?

O delivery consiste na ação de levar algo para alguém. Este termo ficou muito famoso, principalmente no setor de alimentação, em que empreendimentos passaram a entregar os pedidos de alimentos dos clientes em suas residências.

 

O conceito ficou famoso no segmento alimentício, mas nada impede que o sistema de delivery seja aplicado em diferentes áreas e, assim, negócios online e off-line podem ter um excelente serviço de entregas, conquistando os clientes e ampliando a área de atuação.

O delivery nos negócios

Nos últimos anos, o delivery tem crescido expressivamente, graças ao aumento de pedidos, facilidades agregadas com os aplicativos e, recentemente, por conta da pandemia.

 

Com isso, o faturamento das empresas pode ser melhorado e os empreendedores podem realizar novos investimentos.

 

O delivery online, por exemplo, é uma modalidade que ainda tem muito a ser explorada, já que é utilizada pelo setor de restaurantes e pouco explorada por outras áreas. 

 

Sendo assim, pesquisar o máximo de informações possíveis a respeito do delivery é o modo de decidir se vale a pena ou não investir neste serviço para melhorar o seu negócio.

 

Inclusive, um fator importante e que todos os empreendedores devem se atentar é que o delivery não se restringe apenas a comida. 

Isso porque o serviço pode ser implementado em diversos setores, por exemplo, em pet shops, supermercados, farmácia, entre outros. Onde houver pessoas buscando comodidade na obtenção de produtos, o delivery pode ser utilizado.

Como investir e empreender no segmento de delivery?

O delivery tem se mostrado um dos serviços mais importantes e solicitados atualmente, graças ao volume de compra das pessoas. Este crescimento não se deve apenas por conta da pandemia, mas pela comodidade que os indivíduos têm buscado para suas vidas.

 

Considerando este fato, os empreendedores podem aderir esta solução para o seu negócio, visando melhorar a experiência dos consumidores. Sendo assim é importante entender como implementar o delivery na sua empresa.

Como implementar o sistema de delivery nos negócios?

Algumas pessoas pensam que basta contratar o serviço de delivery que tudo está resolvido, porém, os empreendedores precisam definir os canais de venda da sua empresa e se em todos haverá opção delivery.

 

Empreendedores que tem uma loja especializada nas vendas de pisante de concreto para jardim preço, por exemplo, podem investir no sistema de delivery online, por redes sociais, site da loja e oferecer serviço até pelo telefone, tudo para que o cliente tenha comodidade.

 

Cada um dos canais escolhidos para o negócio pode ajudar a aumentar as vendas, mas o sucesso depende muito do tempo que será dedicado para os recursos específicos de operação e implementação na empresa.

 

Outro detalhe importante que deve ser pensado são os métodos de pagamento. Disponibilizar várias opções é uma forma de manter uma comunicação alinhada com os clientes, proporcionando uma excelente experiência de compra.

 

As opções de delivery mais utilizadas nos negócios consistem em: takeaway ou pick up (retirada no local), onde o cliente faz o pedido e pode retirar em um horário combinado; delivery tradicional e drive thru, opção muito utilizada nos restaurantes.

Como gerenciar as operações de delivery?

Após decidir os canais de venda, os produtos, métodos de pagamento e o modo de entrega, os profissionais precisam estruturar todos os processos necessários para gerir a operação.

 

É importante valorizar a figura do entregador e considerar o formato de contratação, se será frota própria ou mesmo criar uma relação com empresas terceirizadas para a atividade.



Para definir o modelo de entrega é preciso considerar os custos e até o produto comercializado. Afinal, o cliente espera que a mercadoria chegue até o destino final com boas condições.

 

Isto posto, ter canais específicos para se comunicar com a equipe de logística é um modo de entender o funcionamento do fluxo e verificar como está o processo das entregas ou se algum entregador teve algum problema.

 

Assim também é possível torná-lo parte do seu negócio e garantir que as entregas de bomba albacete, por exemplo, aconteçam com eficiência.

 

Entender que os entregadores são a parte mais importante da cadeia logística é uma maneira de fazer com que o sistema de delivery tenha um bom desempenho. Oferecer opções simples para os clientes é outro detalhe que faz a diferença.

 

Deste modo, pode-se afirmar que o cuidado redobrado com a logística é importante para garantir que as entregas sejam realizadas corretamente. 

 

O estoque, feedback dos clientes e a qualidade dos produtos são outros detalhes que os empreendedores podem se atentar para garantir que independentemente da área, o sistema de delivery tenha sucesso. 

Segurança que deve ser tomada no delivery

As empresas que optam pelo sistema de delivery precisam ter alguns cuidados para que os serviços sejam realizados com eficiência, além de evitar prejuízos. 

 

Isto posto, ao montar o sistema de operações delivery, é necessário pensar na segurança de todos, ou seja, dos clientes, funcionários e empresa.

  1. Cuidados com a empresa

É importante verificar e estar atento às leis de transporte de mercadorias, principalmente em motos, que precisam de um cuidado específico que pode ajudar a evitar multas. 

 

Empresas que possuem veículos próprios para entrega, por exemplo, podem investir em seguros. 

 

Por isso, faça investimentos para a segurança dos funcionários e em casos de pessoas contratadas por empresas terceirizadas, esteja atento aos direitos conforme os órgãos competentes e as leis trabalhistas.

  1. Segurança e cuidados com os clientes

Um fator crucial para o negócio e sua credibilidade é não fazer a liberação de dados pessoais dos clientes para terceiros. 

 

Para isso, desenvolva métodos que garantam que a entrega será realizada no tempo combinado e que a entrega terá apenas as informações necessárias para concluir a entrega e o processo será feito pela equipe/empresa contratada.

 

Também procure entregar a mercadoria para o cliente, independentemente de onde ele esteja, caso isto não seja possível, procure avisar a pessoa e ofereça alternativas.

  1. Cuidados com os funcionários

O sucesso dos serviços de delivery depende muito dos funcionários, por isso oferecer boas condições de trabalho é essencial para que a equipe dê o melhor sempre e as entregas aconteçam no período estabelecido para o cliente.

 

Alguns investimentos que podem ajudar no cuidado com funcionários são:

 

  • Tenha máquinas de cartões para o delivery;

  • Faça manutenções periódicas nos equipamentos usados nas operações de delivery;

  • Distribua os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para a segurança dos colaboradores;

  • Cuide dos funcionários para que eles estejam bem apresentáveis.

 

Estes são detalhes importantes e que fazem muita diferença para o sucesso no serviço de delivery da sua empresa. 

 

Deste modo, seja em um empreendimento de calandra preço ou em um restaurante, investir em alguns cuidados específicos para o delivery é o modo de ter excelentes resultados nos negócios e preservar a imagem do negócio.

Marketing para o delivery

A divulgação é essencial em qualquer segmento, pois sem ela as pessoas não tomam conhecimento sobre as empresas, produtos e serviços disponíveis no mercado. 

 

Os investimentos para divulgar os serviços são muito relevantes, seja para serviços de solda fria para bloco de motor ou produtos de uso diário.

 

As estratégias de marketing digital, por exemplo, são muito interessantes para aumentar a visibilidade do serviço e assim chamar a atenção de novos clientes.

 

Algumas dicas que podem ajudar os empreendedores na divulgação são:

 

  • Descubra e entenda onde o seu cliente está;

  • Utilize o Facebook Ads e outras plataformas para desenvolver campanhas;

  • Crie perfis nas redes sociais;

  • Aposte no e-mail marketing;

  • Crie aplicativo para o delivery;

  • Conte com ferramentas para acompanhamento das métricas e feedbacks.

 

Estas dicas podem ajudar os empreendedores a divulgarem mais o serviço de delivery e chamar a atenção de empresas e clientes interessados neste sistema para melhorar as suas entregas.

É necessário investir em delivery para os negócios?

Alguns empreendedores podem se questionar se há necessidade de ter um delivery na sua empresa e, para auxiliar na decisão, elencamos alguns benefícios do serviços para que a avaliação do serviço seja feita com base nas necessidades da empresa. São as principais vantagens de contar com o delivery:

  1. Redução de custos

Os empreendimentos que optam pelo delivery conseguem economizar capital, já que os custos com estrutura física e atendentes, por exemplo, podem ser reduzidos. 

 

Com a redução de custos, os empreendedores podem fazer novos investimentos, seja em lançamento de produtos, marketing ou outras demandas necessárias.

  1. Melhora o faturamento

Com o delivery é possível aumentar o faturamento do seu negócio. 

 

Isso porque este serviço garante mais comodidade aos clientes e permite que o seu empreendimento ganhe mais destaque em locais além do espaço físico de atuação. 

 

As áreas que implementam o delivery conseguem boa lucratividade, conquistam a preferência das pessoas e ficam por dentro das principais tendências do universo dos negócios.

  1. Qualidade no atendimento

O crescimento dos aplicativos de delivery é muito importante para cuidar do processo de atendimento e para reduzir erros e transtornos. 

 

Sendo assim, eleger um app de entrega para o seu negócio e entender as suas principais funções são formas de proporcionar um bom atendimento ao cliente.

 

Desta maneira, os investimentos no serviço de delivery, independentemente do seu negócio é um jeito de potencializar o faturamento, conquistar a confiança e preferência dos clientes e assim ter sucesso.

 












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