Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

12/5/2017 - Piracicaba - SP

Sábado, 13/05, é o Dia "D" da vacinação contra a gripe




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

Neste sábado, 13, será o Dia “D” de mobilização nacional da Campanha contra a gripe (Influenza), quando a Secretaria de Saúde vai abrir 42 unidades de saúde e distribuir mais 17 postos volantes em pontos estratégicos da cidade (conforme lista abaixo), que vão funcionar das 8h às 17 horas, visando atender o maior número possível de pessoas, que compõem os grupos prioritários. No ano passado, a campanha começou pelo Dia D, quando foram aplicadas, em apenas um dia, 26.632 doses da vacina.

Os grupos prioritários são: profissionais da saúde, idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mães que tiveram bebês nos últimos 45 dias), pessoas com alguma comorbidade e professores da rede pública e privada. A orientação é que essa população compareça munida de documentos de identificação e dos comprovantes necessários. No caso de comorbidades, levar a carta de indicação médica ou a receita do(s) medicamento(s) que faz uso devido a doença crônica. Os professores e os profissionais da saúde precisam comprovar atuação profissional.

A preocupação da Secretaria de Saúde é com a baixa adesão à campanha. Por isso, torna-se importante destacar que no Brasil já ocorreram este ano dezenas de mortes por causa de síndrome respiratória, característica da doença, quando há o agravamento do quadro de saúde do paciente. Dr. Pedro Mello, secretário de Saúde, observa que o agravamento da doença costuma acontecer em maior quantidade durante o período mais intenso de inverno, quando aumentam as doenças respiratórias. “Podemos evitar essa situação tendo uma visão preventiva, nos vacinando agora”, enfatizou.

Até o dia 10 de maio, quando foi feito o último balanço da campanha pela Vigilância Epidemiológica, foram vacinadas 31.861 pessoas, correspondente a uma cobertura de 37,62% do público-alvo. Outras 2.601 pessoas com comorbidades, além de 348 professores. A meta é vacinar ao todo 76.215 pessoas. Ou seja, 90% do público prioritário, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).

PREVENÇÃO - A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.