Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

17/6/2016 - Piracicaba - SP

Motoristas e pedestres são orientados em blitz educativa na região central




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Blitz educativa realizada hoje, 16/06, às 15h, no cruzamento da avenida Armando de Salles Oliveira com a rua Regente Feijó, promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), abordou mais de 200 veículos e 100 pedestres. A ação faz parte da quarta etapa da campanha Sinal Aberto pra Vida, lançada no último dia 7, que visa a conscientização e a educação no trânsito.

No semáforo do local, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, parceiros da Semuttran nesta campanha, distribuíram panfletos e orientaram os pedestres e motoristas sobre segurança no trânsito, de forma rápida e objetiva.

Para a estudante de odontologia Bárbara, 20 anos, a campanha pode ser muito importante se as pessoas se conscientizarem dos perigos da imprudência no trânsito. "Acredito que o ponto fraco dos motoristas de Piracicaba são a alta velocidade e o desrespeito em geral no trânsito", alertou.

O microempresário Rodrigo Mancini, 40 anos, foi outro motorista abordado. Ele espera que a campanha faça com que a comunidade em geral se conscientize sobre a importância de seguir as regras no trânsito. "Eu trabalho na rua todos os dias e percebo a falta de educação tanto dos motoristas quanto dos pedestres, vejo motoristas usando aparelhos eletrônicos ou mesmo desatentos no trânsito e os pedestres atravessando em locais perigosos e proibidos e muitas vezes culpando os motoristas pelos seus erros", enumerou.

"A instalação de semáforos com botoeira de comando dos pedestres, a pintura horizontal e de faixas de pedestre, entre outros instrumentos que implementamos na cidade têm relevada importância. Como a região central tem fluxo intenso de pessoas, o semáforo auxilia na travessia da via com segurança", disse o prefeito Gabriel Ferrato.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, "as campanhas de conscientização de trânsito são permanentes no atual governo, o que é de fundamental importância já que muitos acidentes têm a imprudência como causa".

CAMPANHA - A quarta etapa da campanha Sinal Aberto pra Vida, promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran, tem como temas de abordagem Não Corra, Não Mate, Não Morra, que trata do excesso de velocidade, e Quem Respeita a Faixa dá Preferência à Vida, sobre a importância do uso da faixa de pedestres.

De acordo com dados divulgados pela Semuttran, de 2011 a 2015 houve queda de 38% no número de acidentes ocorridos no trânsito em Piracicaba. Em 2011, o município tinha 237.219 veículos e foram registrados 710 acidentes com vítima para cada 100 mil veículos. Já em 2015, com 288.931 veículos, os acidentes caíram para 439 para cada 100 mil veículos.

Esta etapa da campanha prevê ações do Sest/Senat, Ciet, PM e blitz do Corpo de Bombeiros na avenida Corcovado, em frente ao Supermercado Ideal, Santa Teresinha e avenida Armando de Salles Oliveira, próximo ao TCI (Terminal Central de Integração), com abordagem, conscientização e distribuição de panfletos.

HISTÓRICO - A série Sinal Aberto pra Vida teve início em 2013, sob o mote Pare, Pense, Viva, que intensificou a conscientização para o imprescindível uso da faixa de pedestres. Em 2014, os motociclistas foram o público-alvo da conscientização, com a campanha Motociclista, não Apresse a Vida.

Já no ano passado, a Semuttran trabalhou com a importância e a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança na campanha Não se Desprenda da Vida e Não Feche os Olhos para o Perigo, pelo não uso do celular ao dirigir.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.