Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

14/7/2017 - Piracicaba - SP

“Medalha 250 Anos” homenageará entidades e personalidades




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

 

A Câmara de Vereadores de Piracicaba entregará a Medalha 250 Anos a 15 entidades, instituições e personalidades da cidade, em reunião solene no dia 1º de Agosto, a partir das 19h30, no salão nobre Helly de Campos Melges. O objetivo é celebrar a data e reforçar a importância da atuação dos homenageados. “O nosso objetivo é reconhecer pessoas e entidades que projetam Piracicaba nacional e até internacionalmente”, diz Matheus Eler, presidente da Câmara. 

Entre as entidades, serão homenageados a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana), Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ (Esalq/USP), Fumep (Fundação Municipal de Ensino) e Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp), Simespi (sindicato patronal da indústria de Piracicaba e região) e Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). 

Receberão a homenagem, em nome dos poderes constituídos, o prefeito Barjas Negri (Prefeitura de Piracicaba), o vereador Matheus Erler (Câmara de Vereadores de Piracicaba) e Marcos Douglas Velloso (diretor do Fórum da Comarca de Piracicaba)

Também serão condecorados com a Medalha 250 Anos o deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame (PV), o deputado estadual Roberto Morais (PPS), o secretário estadual de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro (SD) e o ex-senador italiano Fausto Longo (PSI). 

ACIPI – Fundada em 9 de julho de 1933, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) é sinônimo de credibilidade e inovação na defesa do empreendedorismo, focado na geração de emprego e renda. Oferece produtos e serviços, entre eles os diversos cursos da Escola de Negócios, a mais de 4.300 associados, permitindo que acompanhem as transformações no mercado. Atualmente, é presidida por Paulo Roberto Checoli. 

ANTONIO CARLOS DE MENDES THAME – Nascido em 1946, formou-se em Engenharia Agronômica pela Esalq e em Direito pela PUC-Campinas. Na vida política, foi deputado constituinte, entre 1987 e 1988, e tem vasta carreira política, tendo sido prefeito de Piracicaba entre 1993-1996 e eleito deputado federal por sete vezes. Atualmente membro do PV, tem forte atuação na área de desenvolvimento econômico sustentável.

CÂMARA – O Poder Legislativo de Piracicaba é presidido pelo vereador Matheus Antonio Erler, que, em 2017, iniciou o seu segundo mandato parlamentar. Com a defesa da transparência e do uso responsável dos recursos públicos, a Casa de Leis atua na fiscalização do Executivo, no desenvolvimento das leis e desenvolve ações para o fortalecimento das relações democráticas, entre elas audiência e reuniões públicas. 

CONESPI – O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) atua há mais de 30 anos para defender a unidade entre as representações de 22 categorias profissionais, sendo que hoje representa cerca de 100 mil trabalhadores. Foca as ações no fortalecimento da atuação sindical e em defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários. É presidida por Francisco Pinto Filho, o Chiquinho, do Sindicato dos Papeleiros. 

COPLACANA – Primeira cooperativa de plantadores de cana a ser fundada no Estado em 1948, a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), com matriz sediada em Piracicaba, é estruturada para oferecer os melhores produtos e insumos aos cooperados. São mais de 12 mil itens para a agricultura e completo serviço de assessoria no campo. É presidida por Arnaldo Antonio Bortoletto. 

ESALQ – Campus da Universidade de São Paulo (USP), a instituição pública recebe diariamente cerca de dois mil estudantes de graduação e mil pós-graduandos, além de pós-doutores, jovens pesquisadores e participantes de cursos de pós-graduação lato sensu. Oferece 7 cursos de graduação e 15 programas de pós-graduação, além de 2 interunidades e 1 interinstitucional. É dirigida por Luiz Gustavo Nussio. 

FAUSTO LONGO – Arquiteto e urbanista, nasceu em 1952 na cidade de Amparo, mas tem forte atuação profissional e política, sendo um dos mais apoiadores pela criação do Salão Internacional de Humor. Foi eleito vereador na cidade em 1988. Em 2013, foi eleito com mais de 30 mil votos para ocupar a cadeira da colônia ítalo-americana no Senado Italiano, tendo sido filiado ao PSI (Partido Social Italiano). 

FOP/UNICAMP – Instituída em 1955, é uma das mais importantes Faculdades de Odontologia do País e destaca-se no desenvolvimento de pesquisa, cursos de graduação e pós-graduação. Paralelamente às atividades acadêmicas, oferece atendimento em clinicas abertas à comunidade. Classificada entre as 50 melhores universidades do mundo. É dirigida por Guilherme Pessanha Henriques. 

FÓRUM DA COMARCA DE PIRACICABA – Poder Judiciário em Piracicaba, é dirigido pelo Juiz da 2ª Vara Cível de Piracicaba, Marcos Douglas Velloso, que assumiu o cargo em fevereiro de 2016, após ter sido indicado pelo antecessor, Wander Pereira Rossette Junior. Marcos Douglas atua há 12 anos na Comarca e tem o desafio de ampliar o número de juízes, assim como melhorar a estrutura física, com a construção de um novo prédio.

FUMEP – Instituída em 1967 para manter a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), a Fundação Municipal de Ensino agrega ainda o Colégio Técnico Industrial de Piracicaba, o Centro de Educação Profissional de Piracicaba e o Centro de Pós-Graduação (CPG). Reúne equipe de 221 professores e 83 funcionários da área administrativa, responsáveis por acolher 3.800 alunos. É presidida por Antonio Carlos Copatto. 

JOSÉ LUIZ RIBEIRO – Nascido em 1960, na cidade de Anhembi, foi nomeado secretário de Estado do Emprego em 27 de fevereiro de 2015, depois de uma ampla carreira política, inicialmente dedicada ao sindicalismo, sobretudo à categoria dos metalúrgicos, e depois ao Legislativo municipal, onde foi eleito, em 2012, o vereador mais votado. Defende a busca pelo diálogo na busca pela qualidade de vida. 

PREFEITURA – Poder Executivo Municipal, é representado pelo economista Barjas Negri, nascido em 1950, formado pela Unimep, com Mestrado e Doutorado pela Unicamp. Iniciou a vida política em 1979, como secretário municipal de Educação em Piracicaba, tendo exercido diversos cargos públicos, entre eles o de Ministro da Saúde, em 2002. Foi eleito prefeito de Piracicaba por três vezes (em 2004, 2008 e 2016).  

ROBERTO MORAIS – Nascido no bairro Recreio, em Charqueada, iniciou a carreira profissional no rádio, aos 17 anos, sempre acompanhando os jogos do Esporte Clube de Novembro. Vereador reeleito em 1996, com a maior votação da época, tornou-se deputado estadual em 1999. No quinto mandato na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, foi líder de bancada e já presidiu a Comissão de Assuntos Municipais. 

SIMESPI – Fruto do enfrentamento à crise econômica do início dos anos 1990 no País, o Simespi é composto por empresas de inúmeros setores da indústria. Foi fundada em 3 de julho de 1991 e atua em prol do crescimento sustentável. Conta com mais de 200 empresas filiadas, oferece produtos e serviços voltados à qualificação e à melhora contínua dos procedimentos industriais e corporativos. É presidida por Roberto Chamma. 

UNIMEP – Universidade confessional ligada à Igreja Metodista do Brasil e mantida pelo Instituto Educacional Piracicabano (IEP), iniciou as atividades na cidade em 1964, sendo reconhecida como universidade em 1975. Referência acadêmica na região, é destaque nos principais guias de estudantes do País, sendo sempre bem avaliada pela qualidade de corpo docente e estrutura. Márcio de Moraes é atual reitor da Unimep.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.