Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

12/7/2017 - Piracicaba - SP

Matheus Erler destaca importância da Cidade Judiciária em Piracicaba




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Matheus Erler (PTB) integrou a comitiva de autoridades e juízes locais, no dia de ontem (11), quando foram recebidos em audiência pelo secretário estadual de Justiça e Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, que na oportunidade anunciou o projeto da construção da Cidade Judiciária, para o ano que vem, em área de 20 mil metros quadrados, doada pela prefeitura, na região do bairro Taquaral, que poderá também abrigar outras instâncias judiciais, além de estabelecimentos comerciais e loteamentos.

Matheus Erler destaca a importância de Piracicaba ganhar um empreendimento como este. "Tudo indica que o projeto caminha bem", reiterou o parlamentar ao considerar a disposição do secretário estadual em reconhecer a necessidade da cidade.

O parlamentar enfatiza que a Cidade Judiciária é um complexo que vai reunir as instituições. Além do Fórum, que é estadual, o local também poderá destinar espaço ao Ministério Público e à Justiça do Trabalho, numa única localidade, sendo que os benefícios à população serão diversos, pois haverá maior produtividade, evitando o que acontece hoje, quando os juízes chegam até a dividir salas de audiência, com titulares e substitutos, podendo ocorrer também a utilização em conjunto, de salas de audiências entre juízes diferentes, como um criminal e um penal, porque não tem este espaço.

"O servidor público vai trabalhar com melhores condições, melhor qualidade de vida, refletindo em bons trabalhos à população", disse.

A consideração é que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ganha muito com isso, facilitando o trabalho dos advogados, que não precisarão mais ir ao Fórum, na avenida Saldanha Marinho para ter acesso à um processo de separação, porque a competência para julgar um processo civil é de âmbito estadual.

Matheus também observa que o advogado trabalhista será contemplado, evitando que ele se desloque até o distrito de Santa Teresinha com vistas à um processo de trabalho. "A junção dos prédios da Justiça facilitará em muito, dinamizando os processos, na medida em que os prédios ficariam numa mesma localidade, o que evitaria deslocamentos longos dos advogados", disse. 

Erler ainda pondera que quem ganha com isso, incontestavelmente é a população. A observação é que hoje o Fórum estadual é que faz a parte criminal, sendo que há um deslocamento de diversos presídios de cidades da região, que trazem condenados para audiêncais em Piracicaba, sendo que o prédio do Fórum local é antigo, construído na década de 80, pelo ex-governador Franco Montoro e, que já não comporta a demanda, onde população corre risco devido a estes presos passarem pelo centro da cidade e, ficarem expostos à uma tentativa de resgate, o que representa uma falta de segurança muito grande.

Outro ponto importante levantado por Matheus Erler é quando um advogado está fazendo uma audiência com as partes e, derepente vem um presidiário e passo no corredor, na frente de famílias, que não estão acostumadas a verem isto, o que também causa um constrangimento às pessoas que frequentam o Fórum, não somente aos operadores do direito, como um juíz, promotor ou à um advogado, mas também das pessoas que fazem parte do processo.

Matheus também avalia o papel fundamental da Câmara, desde o início, quando teve conversa com o desembargador do Tribunal de Justiça. "É mais uma conquista que a cidade ganha com o apoio da Câmara", disse o parlamentar lembrando que a Câmara atuou na criação de mais uma vara criminal e, da questão do anexo fiscal, em conquistas que demonstram a estreita relação entre os poderes. "A Câmara tem papel fundamental na conquista da Cidade Judiciária", concluiu.

Em matéria divulgada pelo Jornal de Piracicaba, edições de 26 de junho e 12 de julho, a consideração é que diversas tratativas já foram desencadeadas para viabilizar o projeto.

O TJ (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) sinalizou positivamente para a construção de um novo Fórum em Piracicaba, o que marcará a implantação da chamada Cidade Judiciária. A informação foi confirmada pelo diretor do Fórum, juiz Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva, após reunião com o presidente do Tribunal, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Também participaram do encontro o prefeito Barjas Negri (PSDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Erler (PTB), o deputado estadual Roberto Morais (PPS), desembargadores, juízes de Piracicaba e advogados.

Hoje o Fórum de Piracicaba está concentrado em três prédios, sendo que com o novo projeto passará a ocupar um só, já construído com previsão de ter mais espaço para não precisar de ampliação. O prédio atual foi projetado no início da década de 1980 e já tem 32 anos de funcionamento, não comportando mais a demanda atual.

Há uma defasagem muito grande, pois o judiciário vem crescendo em média 10% ao ano em número de juízes e a tendência é que isso continue, já que a cidade segue crescendo e, com isso, também aumenta a demanda judicial. Em 2004, eram dez os magistrados atuantes no município, hoje, são 23 juízes, sendo 17 titulares e seis juízes auxiliares.

Para que a construção possa ser iniciada é preciso que haja previsão orçamentária e abertura de processo licitatório (para contratação de empresa responsável pelas obras), o que envolve etapas anteriores de levantamento de preços, entre outros processos, que podem levar meses até serem finalizados.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.