24/11/2015 - Piracicaba - SP

Saúde irá ampliar teste rápido do HIV a toda rede da Atenção Básica

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Secretaria de Saúde de Piracicaba irá levar a testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites virais para toda a rede de Atenção Básica em 2016. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (23) pelo coordenador do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), Moisés Taglietta, durante o lançamento da 22ª Semana Municipal de Prevenção às DST/HIV/Aids.

De acordo com Taglietta, a ideia é que até o segundo semestre do próximo ano, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), CRABs (Centros de Referência em Atenção Básica) e unidades do PSF (Programa Saúde da Família) disponibilizem o teste rápido de HIV e sífilis. “Vamos iniciar no primeiro semestre e o objetivo é que até o fim do próximo ano toda a rede básica conte com os testes”, disse.

Durante os eventos da 22ª semana, a Saúde irá oferecer o teste rápido de HIV e sífilis no Cedic e em outras cinco unidades de saúde do município – CRABS Piracicamirim, Vila Cristina e Vila Sônia, Centro de Especialidades Médicas e UBS Caxambu – dentro da campanha Fique Sabendo. Todas as unidades contarão com o teste entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, das 8h às 19h. “O objetivo é realizarmos cerca de 500 testes durante o Fique Sabendo”, afirmou Taglietta.

SEMANA
Durante o lançamento da 22ª Semana Municipal de Prevenção às DST/HIV/Aids, o prefeito Gabriel Ferrato destacou o investimento para o tratamento dos portadores do HIV e doentes de Aids no município. “São 1.624 pacientes em tratamento hoje no Cedic, com um custo ao sistema público de cerca de R$ 38 milhões anuais. É muito recurso, que poderia ser utilizado em outras áreas na saúde. Isso mostra o quão importante é a prevenção às DSTs”, destacou Ferrato.

Para o secretário de Saúde, Pedro Mello, o aumento do número de casos de HIV entre os mais jovens reflete a falta de conscientização sobre o tema. “Esse cenário é o mesmo em todo o mundo e talvez seja reflexo dos jovens de hoje não terem convivido com a epidemia de Aids nos anos 80 e 90, quando a doença matava muito rápido. Temos que insistir com a prevenção e ampliar os testes também irá colaborar”, disse.

Sob o tema “Conviver com Aids é possível, com o preconceito não”, a semana contará, além da campanha Fique Sabendo com panfletagem nos terminais de ônibus do Centro, Piracicamirim, Vila Sônia e Pauliceia na sexta-feira, das 16h30 às 19h.

A terça, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, será marcada por mais uma edição da Caminhada da Solidariedade. Com concentração às 8h no Mercado Municipal, a caminhada segue a partir das 8h30 pela rua Governador Pedro de Toledo, com destino à praça José Bonifácio, onde haverá ato público, ações educativas e culturais para marcar a data.