Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

24/8/2016 - Piracicaba - SP

Expectativa de lojistas continua em alta




da assessoria de imprensa da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba

 

O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba) correspondente a julho subiu 8,93% na comparação com o trimestre compreendido pelos meses de março, abril e maio, passando de 67,60 para 73,64 pontos. A curva em ascendência do índice não é interrompida desde abril, quando o ICV-P registrou sua última queda.
 
Na comparação plurianual do índice – que é realizado pela Ejea/USP (Empresa Junior de Economia e Administração) em parceria com a ACIPI –, é possível perceber também uma melhora no indicador. Em julho do ano passado, o ICV-P registrava 53,56 pontos, valor 37,49% menor, que os 73,64 pontos registrados na última medição.
 
Na decomposição do indicador, um fator ainda recomenda alerta sobre a conjuntura do setor. Apesar de ainda se manter em alta, com variação de 14,25%, o ICA (Índice de Confiança Atual), apresentou uma baixa no subíndice Economia Atual, que apresentou uma variação negativa de 5,46% no período.
 
“Apesar de ter baixado da casa dos dois dígitos, a inflação acelerou um pouco em julho (0,52%), chegando à casa dos 8,74% no acumulado em doze meses. Segundo o IBGE, o aumento sofreu forte influência dos alimentos. Além disso, segundo o instituto, os gastos com transportes, outro item que pesa no orçamento das famílias, também puxou as altas dos preços no período. Talvez, por esse motivo, os consumidores ainda mantenham uma postura de cautela na hora comprar”, avalia Paulo Roberto Checoli, presidente da ACIPI.
 
De acordo com relatório da Ejea/USP, dados recentes divulgados pelo Banco Central, em 19/08/16, dão conta de que as expectativas do mercado apontam para uma retração do PIB (produto interno bruto) na ordem de 3,2% e para um recuo da produção industrial na casa dos 5,95%. Os valores, segundo o realizador da pesquisa, também podem ser usados para explicar a variação negativa do subíndice, já que reflete a opinião do varejista frente a economia do País.
 
Por outro lado, o ICF (Índice de Confiança Futura), continuou no positivo, apresentando aumento de 6,81%, e demonstrando uma boa expectativa do piracicabano com relação à economia para o segundo semestre de 2016. Para a Ejea/USP, o aumento de 0,10% nas vendas do varejo no Brasil, apuradas pela Pesquisa Mensal do Comércio (IBGE), podem apontar para uma estabilização do setor.
 
“Apesar de ainda ter pela frente um horizonte de alta inflação, restrição ao crédito e desemprego, o consumidor, mesmo que cauteloso, não irá deixar de comprar. Ele pode, neste momento da economia, elencar o que é mais importante em sua lista de prioridades, ou cortar gastos com o que acredita ser supérfluo, mas ele deve manter o seu consumo básico. E esse pensamento, mais otimista com relação ao setor, pode estar influenciando a avaliação positiva dos lojistas, medida recentemente na pesquisa”, pondera Checoli.
 
ICV-P: o indicador tem o objetivo de divulgar aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.