Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

17/9/2014 - Piracicaba - SP

Containers para coleta estão defasados, diz técnico da Sedema




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) convocou audiência pública sobre lixos acumulados em diversos pontos na cidade

A quantidade de containers para coleta de lixo na cidade está defasada. A conclusão é de Carlos César Ambrosano, engenheiro da Secretaria Municipal de Defesa do Ambiente (Sedema), durante a audiência pública convocada pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) na tarde desta terça-feira (16) no plenário Francisco Antonio Coelho, da Câmara de Vereadores de Piracicaba. “Como o contrato foi idealizado em 2006, mas por questões judiciais só foi efetivado em 2012, a quantia ficou defasada”, disse. 

No contrato de Parceria Público-Privada (PPP), assinado com a Empresa Piracicaba Ambiental, ficou definido a implantação de 220 containers – sendo 218 já instalados –, mas o técnico da Sedema observa que o número é insuficiente, em dois aspectos: 1) porque a cidade cresceu muito desde a idealização do contrato (em 2006); 2) precisa ser redefinido o termo de “grandes geradores”, os quais devem assumir a coleta por serem estabelecimentos comerciais (como supermercados, principalmente). 

“Isso precisa ser revisto, porque hoje ‘grandes gerados’ desenvolvem cerca de 600 a 700 litros de lixo, e não mais 100 ou 200, o quanto era quando o contrato foi idealizado, o que acaba criando muito excedente”, explica Ambrosano. Ele acredita que a cidade precisará rediscutir alguns aspectos da coleta por containers, já que nos últimos anos foram desenvolvidas novas tecnologias neste segmento. “Coisas que não existiam quando o contrato foi idealizado e agora são possíveis”, disse. 

Durante a audiência pública, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) destacou o problema crescente de acúmulo de lixo ao lado dos containers. “É preciso ter maior agilidade na limpeza destes locais, porque são próximos de casas, e principalmente crianças ficam expostas à sujeira”, disse o vereador, preocupado com outras questões em relação à limpeza ambiental, como podas e corte de árvores, assim como com o replantio de novas mudas. 

ACÚMULO – O vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) citou locais onde existem acúmulo de lixo e que precisam a intervenção da Sedema. Na Rua Jahu, no bairro Itapuã, estão sobrecarregados, “demora-se a passar, e gera rato, doença, e ali já existe a situação precária do esgoto”, lembra Trevisan Jr. Outro, na rua 17 do bairro Bosques do Lenheiro, “você vai lá e dá até medo de ver a situação”, disse o vereador. Ele também apontou o problema na entrada do bairro Nova Suissa, “a coisa transborda e o chão vira um lixo enorme”, disse ao ele, ao cobrar mais agilidade da equipe da Sedema.

A audiência pública também contou com a participação de Claudionor Siqueira de Lira, gerente operacional da empresa Piracicaba Ambiental. E teve a presença da assessoria do vereador Paulo Camolesi (PV).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.