Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

12/7/2017 - Piracicaba - SP

Com críticas à política e à economia, Salãozinho bate recorde de inscrições




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

O Salãozinho de Humor de Piracicaba chega a sua 15ª edição, em 2017, com recorde de trabalhos inscritos. Alunos de escolas públicas e particulares de Piracicaba e de outras cidades do Estado enviaram nada menos que 4.200 desenhos e 100 esculturas. Além da alta produção, os estudantes mostraram que estão ligados na atual conjuntura política e econômica do Brasil: buscaram inspiração nas operações da Lava Jato e não pouparam críticas aos políticos envolvidos em escândalos. O Salãozinho de Humor é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Desenvolvimento do Humor Gráfico (CEDHU). A mostra integra a programação do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

A secretária da SemacTur, Rosângela Camolese, comemorou o recorde de inscritos. “Essa participação é reflexo do bom trabalho desenvolvido pelo equipe do CEDHU e do Conselho Consultivo do Salão, que têm mostrado a educadores e alunos a importância de desenvolver a capacidade crítica por meio da mostra. Esse estímulo colabora para o desenvolvimento de cidadãos melhores e mais conscientes no futuro”, ressalta.

De acordo com o cartunista e membro do CEDHU, Erasmo Spadotto, foi realizado um trabalho intenso com os educadores, por meio de oficinas do programa Humor na Sala de Aula, e com os alunos, em visitas às escolas. “Mostramos a diferença entre as categorias charge, cartum, caricatura, HQ e animação e também orientamos educadores e alunos a elaborar os textos para passar a mensagem pretendida e levar à reflexão, sempre aliando teoria e prática”, contou.

 

SELEÇÃO E PREMIAÇÃO – Durante toda o dia de ontem, 10/07, o júri, formado pelo arte-educador Danilo de Angeli e pelo professor e artista gráfico Fábio San Juan, analisou os desenhos e esculturas recebidos. Após um trabalho intenso, foram selecionados 176, sendo 16 esculturas, que serão expostos. Destes, já foram definidos os premiados e menções honrosas nas categorias de 7 a 10 anos e 11 a 14 anos. A lista dos selecionados será divulgada no dia 14/07 e os premiados conhecidos no dia 12 de outubro, encerramento da exposição.

Segundo Angeli, que já foi jurado em outras edições, temas como games e Copa do Mundo, este ano deram lugar a trabalhos voltados à questão política. “Os trabalhos tratam da questão política, da esquerda, da direita, falando mal de um partido, de outro, de políticos, como Dilma, Temer, Lula. A criançada está com um olhar crítico, eu diria, até mais apurado que os adultos. Também há homenagens a artistas, como uma Cindy Lauper (cantora) feita de garrafa e um desenho muito bonito do Abaporu (obra de Tarsila do Amaral)”, analisou.

O 15º Salãozinho de Humor tem patrocínio da Arcor e Instituto Arcor e apoio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino. A abertura do 44º Salão Internacional de Humor e do 15º salãozinho de Humor acontecerá no dia 26 de agosto, no Parque do Engenho Central.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.