Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

27/4/2017 - Piracicaba - SP

Câmara de Itirapina promove reunião do Fórum em Defesa do Corumbataí




da assessoria de imprensa da Câmara de Piracicaba

Autoridades, políticos, representantes de entidades e organizações avaliaram estratégias e ações na defesa do ecossistema regional.

A 2ª reunião do Fórum Regional Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, de 2017 aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), às 10h00, nas dependências da Câmara Municipal de Itirapina, sob a coordenação da vereadora, Elisabete de Oliveira da Silva (PV), em evento que contou com a presença de autoridades, políticos e representantes de várias cidades da região, inseridas na Bacia do Rio Corumbataí. 

O Fórum Regional Permanente em Defesa do Rio Corumbataí foi instituído pelo vereador piracicabano, José Aparecido Longatto (PSDB), em 13 de fevereiro de 2004. É composto pelas cidades de Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes, com o intuito de unir forças políticas entre as cidades, na busca por recursos e ações que priorizem a recuperação, preservação e promoção da Bacia do Corumbataí.

65494

Na formação da mesa diretiva dos trabalhos, o presidente da Câmara de Itirapina, Fábio Belarmino da Silva (PR), em nome da população local e dos demais vereadores saudou a presença de todos e, enalteceu a primazia da realização do evento na cidade.

A vereadora Elizabete de Oliveira abriu os trabalhos agradecendo colaboradores e voluntários. E, finalizou o evento ao apresentar o jovem Danilo Criveli Gregório, 13, que ao lado de  familiares lançou o Projeto Papa Pilha, primeira iniciativa em Itirapina, de lugar seguro para o descarte de pilhas e baterias. A parlamentar discorreu sobre o desafio que empreendeu ao desarquivar um projeto que estava condenado a permanecer nas gavetas.

O deputado estadual Aldo Demarchi (DEM), da região de Rio Claro destacou a importância de se discutir a temática ambiental, dado ao caráter vital que a água desempenha para o futuro da humanidade. "Hoje nossos córregos estão sem vida pela ignorância do homem", concluiu o parlamentar ao defender que a responsabilidade de preservação cabe à toda sociedade, não apenas às autoridades constituídas.

O representante de Charqueada, vereador Vinicius Hélio Roccia falou da importância da união das cidades que compõem a Bacia do Rio Corumbataí para lutarem pela preservação ambiental.

Já o presidente da Câmara de Ipeúna, Diego Heron Pinheiro mostrou a relevância dos rios Passa Cinco e Cabeças, considerados os mais limpos do Estado de São Paulo, afluentes do Rio Corumbataí. O parlamentar também aproveitou a ocasião para pedir união das demais cidades da Bacia para reforçar ação encaminhada à Promotoria Pública sobre despejo de esgoto in natura nestes dois ribeirões, conforme constatou por ocasião de visita ao Projeto Casa Escola.

O idealizador do Fórum Regional Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, o vereador piracicabano José Aparecido Longatto discorreu sobre seu legado de luta, desde o ano de 1994, em ações de defesa ambiental pela preservação da Bacia do Corumbataí. "Sem água não há expectativa de vida", enfatizou o parlamentar ao considerar que pelo menos duas vezes por ano realiza expedições para aferir a qualidade da água ao longo do rio, pois é desta água que hoje Piracicaba garante em 100% o seu abastecimento.

O promotor do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), de Piracicaba, Ivan Carneiro Castanheiro teve participação especial no evento, na apresentação de prestação de contas de ações encaminhadas e acolhidas pela Promotoria Pública. Ele defendeu parcerias dos municípios e instituições frente às demandas do Plano Estadual de Recursos Hídricos, além de evidenciar o potencial do Aquífero Guarani, como uma das maiores áreas de recarga do mundo.

"Há que se pensar a região englobadamente, frente aos problemas graves", destacou o promotor, que também aproveitou a oportunidade para alertar as forças políticas regionais sobre o andamento de projeto de lei do licenciamento ambiental. O apelo é que as câmaras municipais elaborem moções aos deputados para que estas medidas não atingem a região. O promotor também externou posição contraria sobre propostas em andamento na divisão de bacias hidrográficas, a exemplo do Corumbataí, o que poderá dificultar ainda mais a luta pela preservação dos recursos hídricos.

O padre Walter Anderson de Sá, da Paróquia Santo Antonio de Pádua também registrou a preocupação da igreja no cuidado ao meio ambiente, lembrando que o poder, a ganância e o dinheiro segam os homens com relação à preservação dos recursos hídricos.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Rio Claro - SP), Alexandre Carrille também registrou sua participação no evento e, aproveitou a ocasião para entregar cartilha com recomendações de práticas e respeito às leis em defesa do meio ambiente.

O gestor ambiental, Luiz Eduardo finalizou o ciclo de apresentações na reunião com enfoque em ações de proteção ambiental, que também incluem o incentivo ao cidadão em recuperar áreas de vegetação nativas em suas propriedades. Além de discorrer sobre as características de áreas de proteção.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.